Como escolher o protetor solar
Com a chegada das estações mais quentes do ano devemos falar de um assunto importante, nossa pele e sua proteção.
Vocês estão acostumadas a utilizar um protetor solar todos os dias? Não? Pois deveriam! =) Principalmente se não querem ficar com aquelas manchinhas indesejadas, rugas ou até câncer de pele.
Muitas pessoas acham que o protetor só deve ser usado por pessoas branquinhas, como eu, mas isso não é verdade, pois todos os tipos de pele ficam expostos às ações dos raios UVA e UVB de forma igual. E estes comprovadamente são prejudiciais tanto para a saúde como para a beleza da pele. Então vamos às dicas.
Os protetores não possuem utilidade somente nos dias ensolarados, eles devem ser usados mesmo nos dias nublados ou chuvosos, pois a luz das lâmpadas artificiais do seu escritório ou casa também é prejudicial para a pele. Ou seja, você deve usá-lo DIARIAMENTE.
Existem no mercado protetores e bloqueadores solares de vários tipos, por isso o primeiro passo é consultar o dermatologista para escolher o produto adequado à sua pele.
Bloqueador ou protetor solar? Segundo Mara Liz Aveiro, médica dermatologista do Centro Dermatológico Skin Laser, o bloqueador atua como uma espécie de filtro que impede a penetração dos raios UVA e UVB na pele. Já o protetor tem a função de reduzir os efeitos dos raios ultravioletas (que no rótulo podem ser descritos como UVA e/ou UVB).
“Os raios UVB são os principais agentes que predispõem ao câncer de pele. Sua incidência aumenta durante o verão, em especial no período entre as 10 e as 16 horas”, explica Mara Liz. Já os raios UVA estão presentes em todos os momentos do dia, com a mesma intensidade durante o inverno ou verão. Eles penetram nas camadas profundas da pele e são os principais causadores do envelhecimento precoce. Também predispõem ao surgimento do câncer de pele (melanoma maligno). E ninguém quer isso não é!?
Pessoas com pele muito clara devem optar por produtos com FPS acima de 30. Já as pessoas de pele morena, com menor predisposição ao bronzeado de tom avermelhado, podem optar pelo FPS 30, no mínimo.
Para o rosto, é preciso buscar produtos menos oleosos e com maior FPS , pois a pele desta região é mais fina e sensível. Peles oleosas devem ser protegidas com produtos à base de gel ou loções aquosas, livre de óleo (oil free). As peles secas ou mistas são melhor protegidas pelos produtos de textura cremosa, em loção hidratante ou creme.
Agora mulherada, procurem um dermatologista para que ele indique o protetor ou bloqueador ideal. Existem produtos muito bons no mercado como os da marca Neutrogena e La Roche Posay, eles são um pouco caros, mas pela sua saúde vale a pena!
Até a próxima!
Um beijo!
Comentários
Postar um comentário