Sexta-feira 13!

A sexta-feira 13 reúne muitos mitos e lendas, mas nunca entendemos porque. Hoje, o Diálogos da Moda vai tentar explicar o motivo pelo qual esta data é tão especial para uns e temida por outros. Primeiro é preciso entender o significado do número 13. 

O número 13

Para muitas civilizações, o número 13 é considerado incompleto, uma ruptura em um sistema perfeito. Isso acontece por causa do número 12. Percebam a quantidade em que aparece o número 12 em nossas vidas: são 12 horas, 12 meses, 12 signos do zodíaco, 12 profetas, 12 sábios, as 12 tribos de Israel e uma dúzia (quando você vai na feira só o que ouve é "quero uma dúzia disso por favor"). Então, o 12 forma um sistema completo, passa uma ideia de segurança, de que algo que está estruturado e perfeito.

Além da ideia de que o 13 é um número "errado", há outra história que marcou o 13 perante a humanidade, a Santa Ceia. Na Santa Ceia, haviam 13 pessoas sentadas à mesa, e o décimo terceiro era Judas, que traiu Jesus. 

Para quem acredita em outras forças e energias, ainda há a décima terceira carta do Tarô, que nada mais é do que "A Morte". 

Sexta-feira 13

No caso da sexta-feira 13 em si, existe um acontecimento histórico que pode ter sido o responsável pela criação de todo este mito: o fim da Ordem dos Templários. No dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, a Ordem dos Templários, grupo de sacerdotes e cavaleiros que protegiam cristãos em suas peregrinações por mais de dois séculos após a Primeira Cruzada, foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Então, por ordem do rei, nesta sexta-feira 13, os templários da França foram convocados, encarcerados em masmorras e submetidos a torturas até que se declarassem culpados de heresia.

Evolução do mito

Através disso, a ideia de que o 13 é um número "errado", evoluiu. E as pessoas em diversas épocas começaram a ter medo do que ele podia representar.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o número carrega inúmeras superstições. O país conquistou a independência com suas 13 colônias. E mais tarde, a missão Apolo 13 teve que ser abortada, dois dias após seu lançamento em 13 de abril de 1970, devido a uma explosão em tanques de oxigênio na espaçonave. 

Nos EUA, inclusive, é muito comum que os prédios não tenham o décimo terceiro andar, mas também há prédios espalhados no mundo inteiro que não usam o número. Além disso, muitas empresas aéreas ao redor do mundo pulam a poltrona 13. E nos esportes, a categoria Fórmula 1 é uma das mais afetadas pelas superstições: nenhum piloto usa o número 13 no carro há décadas.

Agora que já conhecem os motivos das superstições, cabe a cada um acreditar ou não e usar o número 13, como algo que representa sorte ou azar.  

Para comemorar esta sexta-feira 13, nada como assistir um bom filme de terror. O Diálogos reuniu algumas dicas, desde filmes antigos até atuais, que são considerados os melhores do gênero por milhares de pessoas. Vejam:

- O exorcista (1973)

- O Iluminado (1980)

- Poltergeist (1982)

- Sexta-feira 13 (1980 - o original)

- A Casa Amaldiçoada (1999)

- O Chamado (2002)

- E por último, mas não menos importante: "Invocação do Mal" - que estreia hoje (sexta-feira 13) nos cinemas brasileiros. Este filme já é considerado o melhor filme de terror dos últimos tempos. Ele conta a história verídica, de um caso resolvido pelo casal de "demonólogos" Ed e Lorraine Warren. Vale a pena assistir!

Comentários

Postagens mais visitadas